+55 11 97489-7338 Seg - Sex 9:00 - 19:00 | Sáb 10:00 - 17:00 Guarulhos, São Paulo
+55 11 97489-7338 Seg - Sex 9:00 - 19:00 | Sáb 10:00 - 17:00 Guarulhos, São Paulo
Benefícios psicológicos da massagem | Massagem São Paulo Guarulhos

Benefícios psicológicos da massagem

A maioria das pessoas desfruta de uma massagem apenas para relaxar o corpo, mas desconhece diversos benefícios psicológicos da massagem.

Além de ser uma maneira agradável para relaxar depois de uma longa semana de trabalho, a massagem também é procurada para resolver algum desconforto físico ou lesão, sendo uma ótima alternativa de tratamento para dores.

O que poucas pessoas sabem é  dos diversos benefícios psicológicos da massagem, sendo uma opção muito eficaz no tratamento de depressão, déficit de atenção, hiperatividade e estresse pós-traumático, entre outros.

Os benefícios

Depois de uma sessão de massagem, pode-se perceber a elevação do estado de espírito, que melhora e amplia as perspectivas diárias e a oportunidade para uma autoconsciência. Assim, os benefícios psicológicos da massagem, ou sobre a saúde mental, não são uma surpresa se pensado sobre a conexão entre a mente e o corpo.

O corpo se manifesta e se revela através do físico, dando acesso a áreas mentais desconhecidas, possibilitando um diagnóstico de correlação.

Por exemplo, contrações musculares e pouca flexibilidade do corpo, podem estar relacionados à autodefesa, na forma de uma espécie de armadura para se proteger do mundo.

Outro exemplo seria uma pessoa deprimida, que pode ficar tensa e contrair o estômago para ficar menos vulnerável ​​a emoções. O massagista é tanto um estudante da mente como do corpo.

Um massagista experiente tem a percepção dessas tensões e vulnerabilidades, e ajuda a desbloquear as passagens que permitem respirar plenamente na vida.

Assim, ajudam a aliviar os sentimentos de angústia que causam depressão, que impedem a perfeita conexão com o corpo e, consequentemente, a experimentação da alegria.

Entendendo a parte psicológica

Além disso, um massagista observador é capaz de compreender a parte psicológica do cliente apenas consultando seus músculos. Músculos enrijecidos nas costas servem como uma espécie de campo de força, dificultando o acesso às camadas mais profundas da musculatura, que costuma ser um sintoma tanto físico quanto psicológico.

Fisicamente pode ser interpretado como dor e tensão muscular, enquanto psicologicamente pode representar uma desconfiança geral ou impermeabilidade aos outros.

Neste caso, o massagista terapeuta tem a oportunidade de trazer este cliente à consciência, oferecendo a possibilidade de opção entre, lentamente, regredir esse quadro ou continuar a carregar essa “armadura” desnecessária.

Já no campo dos benefícios psicológicos da massagem, o terapeuta aplica exercícios de respiração, incentivando o desenvolvimento de uma relação de confiança mais profunda, com cada ponto de contato no corpo tornando-se uma oportunidade para a autoconsciência.

A cura psicológica acontece quando nos aprofundamos na realidade de nossos corpos. Não deixe de vivenciar os benefícios psicológicos da massagem.

Fonte de consulta: http://www.goodtherapy.org/blog/massage-therapy-mental-health-0401135

Fazer um comentário