+55 11 97489-7338 Seg - Sex 9:00 - 19:00 | Sáb 10:00 - 17:00 Guarulhos, São Paulo
+55 11 97489-7338 Seg - Sex 9:00 - 19:00 | Sáb 10:00 - 17:00 Guarulhos, São Paulo
Massagem na cura da depressão | Massagem São Paulo Guarulhos

Massagem na cura da depressão

O tratamento físico através do toque da massagem é capaz de alterar o estado psicológico da pessoa e, por isso, a massagem na cura da depressão é recomendada. Ela trabalha positivamente as alterações de humor e desperta uma nova percepção da imagem corporal, promovendo assim uma importante mudança de comportamento, que é fundamental para o processo de cura da depressão.

Um dos mais conhecidos benefícios da massagem é a sua capacidade em proporcionar ou melhorar a sensação de bem-estar e estudos apresentam uma possível ajuda para todos aqueles com depressão diagnosticada. A depressão é uma condição que afeta milhões de seres humanos. Existem várias diferentes causas e graus de complexidade, tornando-se um desafio para se conseguir tratar com eficácia. Alguns fatores que podem desencadear a depressão são acontecimentos traumáticos que tenham acontecido tanto recentemente como no passado, ocultos distúrbios neuronais, alterações sazonais e problemas físicos. Na verdade, aqueles que foram diagnosticados com depressão também têm uma maior incidência de problemas de saúde. Por outro lado, a massagem poderá também aliviar dor crônica, proporcionando assim um estado emocional mais salutar.

 

 

Embora as causas profundas não sejam ainda totalmente compreendidas, um fato fisiológico da depressão diz respeito a um baixo nível de um neurotransmissor, a serotonina. A serotonina é responsável pela transmissão de mensagens dos nervos e contribui para uma sensação de bem-estar. Baixos níveis de serotonina podem causar dificuldades em lidar com emoções intensas da maneira mais adequada, levando algumas pessoas a agir impulsivamente, ou a comportar-se de forma mais agressiva, agir de forma auto-destrutiva, e ainda torna a lucidez mais obscura no exercer da nossa percepção acerca da realidade.

Tem sido demonstrado que a massagem eleva os níveis de serotonina, que acaba por ser um elemento extremamente importante na luta contra a depressão. Os benefícios fisiológicos positivos da massagem fazem com que seja efetivamente um bom complemento à psicoterapia, e à prescrição de antidepressivos.

Algumas terapias alternativas têm demonstrado resultados positivos no tratamento de depressão de grau leve a moderada. Estes tratamentos incluem acupuntura, aromaterapiaterapia do toque (massagem). Um estudo recente do Touch Research Institute com Duke University mostrou que a massagem é eficaz para reduzir cortisol níveis elevando ao mesmo tempo os níveis de serotonina, durante e depois de uma sessão de massagem.


Observação: antes de iniciar qualquer tratamento com terapias alternativas consulte o seu médico (medicina convencional). 

Referências:
Field, T., Morrow, C., Valdeon, C., Larson, S., Kuhn, C., & Schanberg, S.(1992). Massage reduces depression and anxiety in child and adolescent psychiatric patients. Journal of the American Academy of Child & Adolescent Psychiatry, 31, 125-131.
Field and dopamine increase following massage therapy. International Journal of Neuroscience, 115, 1397-1413, T., Grizzle, N., Scafidi, F., & Schanberg, S. (1996). Massage and relaxation therapies’ effects on depressed adolescent mothers. Adolescence, 31, 903-911.Field, T., Hernandez-Reif, M., Diego, M., Schanberg, S., & Kuhn, C. (2005) Cortisol decreases and serotonin.

Fazer um comentário