+55 11 97489-7338 Seg - Sex 9:00 - 19:00 | Sáb 10:00 - 17:00 Guarulhos, São Paulo
+55 11 97489-7338 Seg - Sex 9:00 - 19:00 | Sáb 10:00 - 17:00 Guarulhos, São Paulo
Medicina chinesa | Massagem São Paulo Guarulhos

Medicina Chinesa

Medicina Chinesa, o poder do corpo humano, a medicina chinesa, se auto-curar era uma convicção na China, a medicina chinesa Antiga há 5000 anos. Os médicos chineses acreditavam a que a saúde não era só a ausência de doenças, mas sim o equilíbrio harmônico do ser humano como um todo. Eles acreditavam que a saúde poderia ser alcançada e mantida em partes pelas práticas físicas (Lien Chi’I e Meditação), pela alimentação correta (dietoterapia), pela Acupuntura, Massagem ou Moxabustão e pelo uso das ervas medicinais (Fitoterapia). Este sistema de atenção ao paciente evoluiu e tem sido aperfeiçoado através dos séculos, na Medicina Tradicional Chinesa.

Diferente da medicina ocidental atual, que tende a tratar os sintomas específicos, frequentemente sem direcionar a causa principal, a Medicina Oriental Chinesa procura concentra-se em trazer os sistemas orgânicos internos de volta à harmonia, fortalecendo os mecanismos de defesas naturais do paciente e permitindo que o corpo cure a si mesmo.

A MTC também complementa e aumenta a eficiência de outras TERAPIAS ORIENTAIS.

A Medicina Tradicional Chinesa têm séculos de dados clínicos como prova de seu sucesso. Estas TERAPIAS são eficientes, com poucos efeitos colaterais, além de não serem tóxicas. A MTC emprega algumas teorias para explicar as funções fisiológicas do organismo, as mudanças patológicas e as relações internas  do órgãos e para explicar as leis gerais do diagnostico e tratamento. Entre estas teorias as que mais se destacam são a teorias do YIN-YANG e a teoria dos cincos elementos. A teoria do YIN-YANG é que influenciara toda formação do sistema teórico da medicina chinesa.

 

A energia vital esta em tudo, no ar que respiramos, no funcionamento de nosso corpo, nos alimentos que ingerimos, nos remédios de uma forma geral e nos fitoterápico sem particular. Esta energia, como toda energia, possui duas polaridades: uma positiva (Yang) e a outra negativa (Yin). Atraem-se constantemente e geram movimento, fazendo com que tudo flua.

Quando essas polaridades energéticas estão em equilíbrio de forma proporcional, ocorre o estado saudável, tanto físico, como emocional e mental. No entanto quando essas duas polaridades desequilibram-se, ocorre o que chamamos de DOENÇA. Observe a tabela abaixo e as relações que auxiliam no diagnóstico dos pacientes.

Yin

Yang

Água

Fogo

Fêmea

Macho

Lento

Rápido

Escuro

Claro

Pressão baixa

Pressão alta

Face pálida

Face avermelhada

Sonolência

Insônia

A teoria de Yin-Yang esclarece principalmente a oposição, a interdependência, relação de crescimento e decrescimento, transmutação entre Yin-Yang. Quando usadas dentro da Medicina Chinesa explica a fisiologia e a patologia do corpo humano e servem como guia para o diagnóstico clínico.

A oposição e a interdependência de Yin-Yang:

A relação de interdependência de Yin-Yang significa que cada um dos dois aspectos é a condição para existência do outro e nenhum dos dois pode existir sozinho.

Do crescimento e decrescimento

A relação de crescimento e decrescimento Yin e Yang significam que as duas partes opostas de todas as coisas ou fenômeno estão em constante movimento e mudança. Ambas as partes: se uma cresce a outra decresce, se uma avança a outra retrocede, de maneira a manter o equilíbrio dinâmico, para assegurar a o desenvolvimento e as mudanças normais dos fenômenos.

 Transmutação entre Yin Yang 

A transmutação entre Yin e Yang refere-se que, sob determinadas condições, as duas partes opostas que compõem todos os fenômenos podem transforma-se na contrária, ou seja, Yin se transforma em Yang, ou Yang e Yin de modo a produzir uma mudança radical do fato ou fenômeno.

CINCO ELEMENTOS Os chineses por meio da observação prática perceberam que, entre outras coisas, a constituição básica da natureza e do homem era composta de cinco elementos: água, madeira, fogo, terra, metal (não desses elementos em si, mas as características de cada um deles). Assim como na teoria Yin-Yang, a dos Cinco Elementos foi sintetizada e idealizada para explicar não só aspectos ligados ao organismo, como saúde-doença, mas a interação natural entre estes elementos, além das atividades e mudanças decorrentes desta interação. Espero que tenham gostado de nossa postagem sobre medicina chinesa

Fazer um comentário