+55 11 97489-7338 Seg - Sex 9:00 - 19:00 | Sáb 10:00 - 17:00 Guarulhos, São Paulo
+55 11 97489-7338 Seg - Sex 9:00 - 19:00 | Sáb 10:00 - 17:00 Guarulhos, São Paulo

Massagem no tratamento de lesões e acidentes

A massagem no tratamento de lesões pode acelerar o processo de cicatrização dos tecidos ao estimular a circulação sanguínea que, por sua vez, pode diminuir inchaços e contusões e, por isso ajuda muito a aliviar a dor de lesões.

No caso de lesões graves, a dor pode ser maior no estágio de recuperação do que imediatamente após o acidente e costuma estar associada ao retorno do movimento, pois atrai a atenção para o local do ferimento a fim de desestimular movimentos quem gerem inflamação.

Massagear vigorosamente o membro oposto ao que foi lesionado, ou os membros inferiores ( no caso de lesão da parte superior do corpo ) alivia o incômodo sem comprometer o processo de cura. Uma lesão causa descontinuidade do tecido, interrompendo o funcionamento normal.

Há um aumento da circulação sanguínea no tecido lesionado, porém esse sangue atraído para a área da lesão é mais espesso que o normal por conta do aumento da atividade dos glóbulos brancos, e torna-se responsável pelo inchaço, que também ajuda a imobilizar o ferimento.

Há ainda a inflamação, que aumenta a temperatura local e ajuda a remover febris celulares da ferida e o sistema linfático, que também é mobilizado a fim de fornecer um desinfetante aquoso que protege o corpo de qualquer contaminação externa.

Não é recomendável reduzir o inchaço artificialmente, pois o organismo trabalha sua própria composição com elementos que curam. Elevar a parte lesionada acima da altura do coração costuma tornar o estado de congestionamento muito mais tolerável; enquanto isso, as manobras suaves da massagem, acima e abaixo do ferimento, são úteis para manter o funcionamento eficaz do sistema de drenagem.

O tratamento de massagem apropriado ajuda a modificar essas reações, de forma que o processo de cicatrização seja mais fácil de suportar e a cura pode vir mais rápido.

Fonte: http://www.selecoes.com.br/trate-les%C3%B5es-com-massagem