+55 11 97489-7338 Seg - Sex 9:00 - 19:00 | Sáb 10:00 - 17:00 Guarulhos, São Paulo
+55 11 97489-7338 Seg - Sex 9:00 - 19:00 | Sáb 10:00 - 17:00 Guarulhos, São Paulo
Dores musculares e nas articulações no inverno

Dores musculares no inverno: previna-se com massagem terapêutica

Dores musculares: saiba porque, nesta época do ano, as dores do corpo são mais comuns e como a massagem terapêutica pode ser uma manutenção preventiva

Já reparou que durante o inverno tudo dói mais? Principalmente as costas, os ombros, as articulações, o ciático…
Isso acontece porque, com as temperaturas mais baixas, o corpo passa por uma deficiência no suporte sanguíneo, gerando queda no metabolismo, encurtamento das fibras musculares, limitação articular e alterações biomecânicas e posturais, que dificultam certos movimentos do corpo. “Todos esses fatores são responsáveis pelo aumento de dores, principalmente nas regiões lombar e cervical”
Dores articulares, de artrites e artroses, também pioram muito no inverno por conta da rigidez na articulação”
No caso da lombalgia, ela ocorre porque o frio provoca a contração muscular e possibilita a neurite que é a inflamação dos nervos.

Previna-se das dores musculares e articulações

A massagem terapêutica aumenta o fluxo linfático que é embalado com glóbulos brancos ou “células assassinas”. Essas “células assassinas” combatem infecções e bactérias, impulsionando seu sistema imunológico durante essa época do frio. Os mais atingidos são os idosos e pessoas com problemas ortopédicos, fraturas, artrite e artrose. Veja alguns dos benefícios:

  • Aumenta seu sistema imunológico
  • Melhora a circulação sanguínea
  • Melhora a mobilidade e rigidez
  • Evita espasmos musculares
  • Aumenta a flexibilidade das articulações
  • Melhora as dores musculares e das articulações

Massagem terapêutica reduz a dor nas articulações do inverno, relaxando os músculos, melhorando a circulação e lubrificando as articulações. Isso ajuda a garantir que as áreas dos músculos e tecidos moles recebam sangue e oxigênio suficientes. Melhorando a lubrificação das articulações faz com que atividades como se exercitar sejam menos dolorosas.

Quem sofre mais com essas dores?

As dores podem acometer todo tipo de pessoa, porém, existem grupos mais suscetíveis a isso. Um alerta especial para que pacientes com problemas nas articulações como: artrites e artroses, tomem cuidado redobrado, já que no inverno essas inflamações tendem a se agravar.

Além disso, pacientes em período pós-operatório ou com patologias nevrálgicas e pessoas que estiveram gripadas também podem sofrer com crises agudas de dores, já que a tosse e os resfriados exigem muito da musculatura da coluna.

Como evitar as dores no inverno

A chave principal para afastar esses incômodos é manter-se ativo, mas sem exageros, caso contrário você estará aumentando o risco de uma lesão. “A prática de caminhadas, alongamentos, exercícios de baixo impacto,são bons aliados para prevenir o aumento dessas dores”

Também é importante manter o corpo bem aquecido, “principalmente nas extremidades, evitando ao máximo que o corpo sofra com as alterações climáticas e consequentemente, posturais”,

  • Crédito Foto: Ilustração Retirada da Internet

Fazer um comentário