+55 11 97489-7338 Seg - Sex 9:00 - 19:00 | Sáb 10:00 - 17:00 Guarulhos, São Paulo
+55 11 97489-7338 Seg - Sex 9:00 - 19:00 | Sáb 10:00 - 17:00 Guarulhos, São Paulo
Doenças Cardiovasculares

Doenças Cardiovasculares

Doenças Cardiovasculares: massagem diferenciada

As pessoas com doenças cardiovasculares podem receber massagem, porem essas massagens são diferenciadas. As doenças cardíacas são um grupo de condições que afetam a estrutura e as funções do coração e têm muitas causas. Alguns exemplos de doenças cardíacas são: Hipertensão (pressão alta), Angina, Insuficiência Cardíaca Congestiva e Doença Arterial Coronárias.

A maioria das pessoas não sabe que a massagem é diferenciada para aqueles que lidam com doenças cardiovasculares. É importante que o massoterapeuta verifique o formulário do histórico de saúde.

Mesmo que a sua condição seja controlada, é importante informar o seu massoterapeuta para obter o tratamento mais seguro e eficaz possível e, por favor, verifique com o seu clínico geral antes de receber a massagem terapêutica. A modificação do seu tratamento pode ser tão simples quanto à pressão arterial antes e depois do tratamento.

Hipertensão

A massagem sempre é bem vida, porem existe algumas técnicas de massagem mais agressivas que não se aplicam em pessoas hipertensas, (pressão alta crônica), os movimentos longos e suaves são muito relaxantes, mas precisamos considerar o efeito mecânico que a massagem exerce sobre o corpo.

Massagens não indicadas para Hipertensão:

  • Sueca
  • Esportiva
  • Drenagem linfática
  • Modeladora
  • Shiatsu

Doenças Cardiovasculares

Com tudo isso dito, a massagem ainda pode ser muito benéfica e relaxante para alguém com doença cardíaca, com algumas modificações simples no tratamento. A massagem ajuda a diminuir o disparo do sistema nervoso simpático, o que por sua vez pode ajudar a diminuir a pressão arterial, ajudando a diminuir a resposta ao estresse, são usadas técnicas calmantes e menos vigorosas, e a respiração lenta e relaxada é incentivada.

Massagens indicadas para Hipertensão:

  • Reflexologia
  • Relaxante
  • Do-In
  • Terapêutica

Os benefícios da massagem para doenças cardiovasculares

Os benefícios positivos que a massagem pode trazer para o seu coração  afinal, o músculo que mais trabalha no seu corpo também deve sentir algum desgaste, certo?

As doenças cardiovasculares – incluindo doenças cardíacas, derrame e pressão alta  são responsáveis ​​por uma em cada três mortes é uma das principais causas de doenças graves e invalidez. O seu coração pode se beneficiar muito com a massagem, assim como muitas outras partes do seu corpo.

Por um lado, receber massagens regulares pode diminuir a pressão arterial, o que diminui a chance de um ataque cardíaco. De fato, um estudo de 2008 descobriu que os participantes de um estudo que receberam uma massagem experimentaram uma queda na pressão arterial em 10 mg Hg e uma queda na freqüência cardíaca em 10 batimentos por minuto. Este é o mesmo efeito que tomar remédios para pressão arterial a longo prazo, após apenas uma sessão.

Reduzindo o estresse

A massagem também melhora a circulação, o que pode fortalecer seu coração e também facilita um pouco o trabalho do seu coração ajuda reduzir os hormônios do estresse em seu corpo. Especificamente, a massagem pode atacar o hormônio do estresse cortisol, ou seja,  se não for controlado e elevado, pode aumentar drasticamente a probabilidade de morte devido a um derrame ou ataque cardíaco.

No entanto, lembre-se de que, em situações em que a pressão arterial ou outros aspectos da saúde do coração estão criticamente desequilibrados, a massagem pode muito bem não ser um substituto adequado para a medicação.

Se você tem pressão alta ou doenças cardiovasculares, sempre consulte seu médico sobre o melhor curso de ação para seu tratamento. Em muitos casos, a massagem pode complementar os efeitos da medicação ou até diminuir a necessidade dela.

É bom saber que, simplesmente, mantendo um cronograma regular de massagens, você pode realizar muito do que significa ter um autocuidado adequado. É importante ser honesto com seu massoterapeuta,  nunca deixe de informar seu estado de saúde, mesmo que você se sinta bem.

O bom andamento da massagem e de seu bem estar, dependem de sua sinceridade nas respostas na anamnese (Medicina Conjunto das informações recolhidas pelo médico a respeito de um doente e de sua doença).

Adaptação de www.integrativehealthinstitute.ca/heart-disease-and-massage-therapy/

 

Credito  Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

 

Fazer um comentário