+55 11 97489-7338 Seg - Sex 9:00 - 19:00 | Sáb 10:00 - 17:00 Guarulhos, São Paulo
+55 11 97489-7338 Seg - Sex 9:00 - 19:00 | Sáb 10:00 - 17:00 Guarulhos, São Paulo
Massoterapia

Massoterapia | Prevenção de doenças

Massoterapia: Saúde e Qualidade de Vida

 

A massoterapia é um instrumento na área da saúde que utiliza métodos de tratamentos ocidentais e orientais (arte das manipulações dos tecidos moles freqüentemente encurtados e com disfunções), sendo também, auxiliar nos tratamentos de fisioterapia. As técnicas de massagem dividem-se basicamente em duas grandes categorias: energéticas e fisiológicas.

As primeiras buscam a reorientação da energia vital (chi, ki, prana), e as segundas buscam a desintoxicação do organismo através da eliminação do ácido lático das fibras musculares, além de auxiliar o retorno do sistema venoso.

Procedimentos terapêuticos naturais não invasivos

De uma maneira mais clara, podemos considerar como a reunião de várias técnicas holísticas (é uma somatória de técnicas milenares e modernas, sempre suaves e naturais, proporcionando harmonia, autoconhecimento, etc.)

De origem oriental e ocidental, são realizadas por meio de toques, que tem como objetivo manter a saúde e prevenir desequilíbrios, procedimentos que promove o bem estar e melhor qualidade de vida, assim como, em ação conjunta e complementar com as técnicas terapêuticas da medicina tradicional, propiciar uma pratica de cooperação em níveis e estágios diferenciados, visando maior eficácia nos tratamentos da saúde.

Massagem para todas idades

Depois, começaram a bifurcar-se em centenas de correntes e estilos diferentes, fundindo-se e separando-se em outros tantos estilos. Hoje em dia, existem massagens aplicadas para praticamente todos os fins e para todas as idades.

Massoterapia; saúde e qualidade de vida
Massoterapia – Benefícios

Benefícios da Massoterapia

A Massoterapia revela-se muito útil para o aumento do bem-estar físico e mental da pessoa, além de atuar na prevenção e combate de doenças. Os seus efeitos já são experimentados pelas pessoas há milhares de anos.

A massagem vem se tornando cada vez mais popular, bem como o refinamento de suas técnicas e a comprovação científica de seus benefícios.

Os efeitos da massagem são de ordem mecânica, neural, psicológica, química e fisiológica, podendo também ser classificados em mecânico e reflexo.

Efeito Mecânico

É aquele que incide diretamente sobre os tecidos moles que estão sendo manipulados.

Contudo, é difícil atribuir a uma manobra que tenha efeito puramente mecânico, até porque o simples toque na pele já produz uma resposta do tipo reflexo neural.

Por isso que se diz que o efeito reflexo é, talvez, o mais importante que sua ação mecânica.

Conexões Neurais

As conexões neurais com os tecidos periféricos por ocasião do toque terapêutico, devido aos estímulos vindo dos dermátomos e miótomos (regiões da pele compostas por fibras nervosas), podem provocar a redução da atividade simpática e promover a vasodilatação; aumentar a circulação local e sistêmica.

A melhora na circulação tem por efeito auxiliar no processo de cura, reduzir os espasmos musculares e melhorar a capacidade de extensão do tecido conjuntivo; verifica-se um equilíbrio maior no sistema nervoso central.

Efeitos Psicológicos

A massagem tem um efeito muito importante sobre as emoções do indivíduo. O efeito prolongado do relaxamento leva à diminuição da freqüência cardíaca, diminuição da pressão sanguínea, melhora na respiração, na circulação e na digestão.

Além disso, há uma diminuição nos níveis de estresse e ansiedade, gerando uma mudança positiva de comportamento relativo à reação aos agentes estressores.

Efeitos Químicos

No que se refere aos efeitos químicos, a massoterapia faz com que se diminua a produção de cortisol, adrenalina e noradrenalina e dopamina, como também estimula a produção de oxitocina, dopamina e serotonina, hormônios estes associados à sensação de prazer e bem-estar.

Ajuda no conhecimento do próprio psíquico e físico, proporcionando a valorização da respiração, o desenvolvimento de uma melhor percepção corporal, aumentando a consciência e dando a devida importância ao equilíbrio para o dia a dia.
A massagem se enquadra na área de abrangência da integração terapêutica preconizada pela Organização Mundial da Saúde.

Nunca abandone nenhum tratamento sem consultar um médico. É importante o auxílio de um profissional capacitado que indicará a melhor técnica a ser utilizada e tomará os cuidados necessários durante as sessões.

Adaptado de – www.institutonamaskar.com.br/

Fotos – Credito br.depositphotos.com/

Fazer um comentário