+55 11 97489-7338 Seg - Sex 9:00 - 19:00 | Sáb 10:00 - 17:00 Guarulhos, São Paulo
+55 11 97489-7338 Seg - Sex 9:00 - 19:00 | Sáb 10:00 - 17:00 Guarulhos, São Paulo
como aliviar as dores da artrite

Artrite – Tratamento com massagem

A massagem terapêutica pode ajudar a aumentar a mobilidade e aliviar a rigidez muscular para pacientes com artrite e que buscam reduzir os efeitos das dores.

O que é artrite reumatoide?

Tipicamente afetando o punho e as pequenas articulações das mãos, juntas e articulações dos dedos, a artrite reumatoide (AR) é o tipo mais comum de artrite autoimune. Afetando um numero considerável da população, sendo que a maioria afetadas são as mulheres, provocando dor e inchaço nas articulações, limitando o movimento e a função.

Na Artrite, a sinóvia, (Membrana sinovial) é um tecido conjuntivo especializado que alinha a superfície interna das cápsulas de articulações sinoviais e bainha do tendão da bainha sinovial) o tecido que reveste a articulação, equivocadamente se torna um alvo para o sistema imunológico. As células do sistema imunológico liberam substâncias químicas causadoras de inflamação que causam inflamação na sinóvia.

A sinóvia cria um fluido chamado fluido sinovial, que lubrifica a articulação permitindo um movimento suave. Quando a sinóvia se torna inflamada e danificada, ela não produz este lubrificante e a articulação não se move tão livremente. Se a inflamação da sinóvia continuar ao longo do tempo, a cartilagem e eventualmente o osso serão danificados. As articulações podem então se e deformar, e o movimento se torna limitado.

Artrite afeta mais do que apenas as mãos e outras articulações menores; pode afetar todo o corpo, tornando-se uma condição sistêmica.

Sintomas da artrite reumatoide

  • rigidez matinal que regride durante o dia
  • dor em múltiplas articulações
  • vermelhidão
  • diminuição da amplitude de movimentos
  • inchaço

As articulações afetadas pela artrite podem ser sensíveis, quentes e inchadas, geralmente em um padrão simétrico – ou seja, se um lado é afetado, o outro lado também é afetado. Sendo que aparece primeiro nas articulações menores, portanto as articulações do punho e dos dedos são afetadas com mais frequência, mas outras articulações, como pescoço, ombros, cotovelos, quadris, joelhos e tornozelos, juntamente com os pés, podem ser afetadas. Embora haja uma grande variação nos sintomas, uma vez que alguém mostra sinais de AR, esses sintomas geralmente duram anos.

Tratamentos

O tratamento inclui medicamentos, chamadas drogas antirreumáticas modificadoras de doença, também conhecidas como DMARDs, são uma categoria de drogas, farmacologicamente não relacionadas, que tem a característica comum de induzir a remissão ou controle da artrite reumatoide e outras doenças imunomediadas. Essa drogas aliviam os sintomas e retardam a progressão da doença. Analgésicos como anti-inflamatórios não-esteroides e AINEs também podem ser usados ​​para reduzir o inchaço, a dor e a febre.

Quanto mais cedo for diagnosticada a artrite reumatoide e iniciado o tratamento, melhor será o prognóstico. Embora ainda não se conheçam os recursos para a cura definitiva, é possível obter a remissão dos sintomas, preservar a capacidade funcional e evitar a progressão das deformidades.

Repouso só deve ser indicado em quadros muito dolorosos e por pouco tempo. Atividade física e fisioterapia são importantes para controlar o comprometimento das articulações e a perda da mobilidade.

Tipos de exercícios para artrite reumatoide

Hidroginástica para artrite reumatoide

Os médicos geralmente recomendam os seguintes esportes e exercícios por seu impacto relativamente baixo nas articulações.

  • caminhada
  • ciclismo
  • hidroginástica
  • movimento (yoga, tai chi, etc.)
  • construção de força

Assim como a atividade física é importante, o resto é importante. Quando você tem um surto de AR e seus sintomas pioram, é melhor reduzir sua atividade para ajudar a minimizar a inflamação e a dor nas articulações e a lidar com a fadiga.

Massagem para artrite reumatoide

Enquanto a massagem pode ajudar a aumentar a mobilidade e aliviar a rigidez muscular resultante da dor crônica, ela não pode fazer muito para aliviar a dor das articulações deformadas ou degeneradas.

Pressão moderada Massagem sueca e liberação miofascial são os dois tipos de massagem que a pesquisa provou oferecer benefícios para aqueles com Artrite, mas trabalhando com seus clientes você pode encontrar outras técnicas que reduzem a dor e aumentam a mobilidade também.

Massagem terapêutica tem sido uma ótima aliada para aumentar a mobilidade das articulações, bem como diminuir a depressão e ansiedade, em clientes com artrite.

Em um estudo, aqueles que receberam massagens com pressão moderada tiveram menos dor e maior mobilidade e força de preensão do que aqueles que receberam massagem de pressão mais leve. Outro estudo mostrou que o hormônio do estresse cortisol diminuiu imediatamente quando os pacientes com AR receberam massagem terapêutica.

Um estudo de 2011 mostrou que a massagem miofascial, aplicada três vezes por semana durante duas semanas, proporcionou um alívio significativo da dor dos sintomas da artrite. A liberação miofascial funciona através da aplicação de pressão moderada a profunda sustentada, que permite que o músculo se alongue, reduzindo a tensão nas articulações da tensão muscular.

Contra-indicações

Evite massagens quando houver feridas abertas, febre, erupções cutâneas ou irritação ou trombose venosa profunda. Os clientes com problemas de saúde significativos devem ser esclarecidos pelo seu médico antes de receber a massagem terapêutica.

Evite trabalhar em articulações que estejam em um estágio agudo de inflamação e estejam quentes, vermelhas ou extremamente doloridas. Verifique com o cliente regularmente para garantir que a pressão não seja muito profunda, pois é importante garantir que a massagem não acione a contração muscular e cause mais tensão e dor.

Se um cliente tiver um aumento significativo dos sintomas, não faça a massagem até que os sintomas se acalmem. Tenha cuidado ao realizar a mobilização e o alongamento das articulações, pois as articulações podem ser danificadas e comprometidas.

A massagem terapêutica deve ser leve a moderada, e deve-se tomar cuidado com as articulações inflamadas e potencialmente danificadas.

Consulte o seu médico antes de qualquer tratamento alternativo.

Crédito Foto: Ilustração Retirada da Internet

Referencias:

ACR. (nd). Rheumatoid arthritis. American College of Rheumatoid Arthritis. Retrieved on 10/2/16 from http://www.rheumatology.org/I-Am-A/Patient-Caregiver/Diseases-Conditions/Rheumatoid-Arthritis .

Anderson, RB (2007). Researching the effects of massage therapy in treating rheumatoid arthritis.Massage Today. 7(12). Retrieved on 10/2/16 fromhttp://www.massagetoday.com/mpacms/mt/article.php?id=13716 .

Boynes-Shuck, A. (2014). Go ahead and try massage therapy for RA joint pain. Healthline. Retrieved on 10/2/16 from http://www.healthline.com/health-news/massage-for-arthritis-joint-pain-091414 .

Field, T.; Diego, M.; Delgado, J.; Garcia, D.; Funk, CG (2011). Hand pain is reduced by massage therapy.Complement Ther Clin Pract. 17(4):226-9. Retrieved on 10/2/16 from https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23561068 .

NIH. (2016). Handout on health: Rheumatoid arthritis. National Institute of Arthritis and Musculoskeletal and Skin Diseases. Retrieved on 10/3/16 from http://www.niams.nih.gov/health_info/rheumatic_disease/ .

Fazer um comentário