+55 11 97489-7338 Seg - Sex 9:00 - 19:00 | Sáb 10:00 - 17:00 Guarulhos, São Paulo
+55 11 97489-7338 Seg - Sex 9:00 - 19:00 | Sáb 10:00 - 17:00 Guarulhos, São Paulo

Fibromialgia: tratamento com massagem terapêutica

Fibromialgia é uma doença crônica não inflamatória que se apresenta com quadro de dor no corpo, difusa e persistente.

Fibromialgia

As dores se espalham pelo corpo, partindo principalmente do tecido mole da nuca, ombros, tórax, quadris, canelas, cotovelos e joelhos.  A doença pode ser controlada com algumas medidas e mudanças no estilo de vida.

De uma maneira geral, técnicas de massagem e relaxamento são benéficas para o tratamento da dor.
Sabe-se que a pratica de exercícios físicos é fundamental para o adequado controle da doença, e pode estar associado ao uso de massagens e medicamentos.

Algumas pessoas fazem a massagem para relaxar, outras após uma sessão de exercícios difíceis ou para aliviar a dor. Como a massagem oferece todos esses benefícios, pode ser uma ótima indicação para tratamento de fibromialgia e até melhorar sua qualidade de vida.

Fibromialgia é uma daquelas coisas que afetam a vida inteira, e pode afetar a maneira como você vive do dia a dia.
No entanto, para obter os benefícios de uma massagem, ele deve atender a alguns requisitos.

Esses requisitos incluem:
A massagem deve ser indolor, uma vez que existem vários tipos de técnicas de massagem
A massagem deve conter amasso gradual

Existem vários tipos diferentes de massagens no mercado. No entanto, nem todas as massagens são indicadas para pacientes com fibromialgia.

Tipos de massagens para aqueles que sofrem de fibromialgia

Massagem terapêutica

É o tipo mais utilizado de medicina complementar e alternativa nos hospitais porque reduz o estresse, ajuda a aliviar a dor, diminui os sentimentos de ansiedade e aumenta o bem-estar geral para pessoas com fibromialgia. A massagem também libera endorfinas, que são os analgésicos naturais do corpo.

Massagem sueca

A massagem sueca combina amassar, deslizar, bater e friccionar, todos os quais promovem o sangue fresco para alcançar as áreas do corpo que foram alimentadas nutricionalmente e privadas de nutrientes e oxigênio.

Alongamento passivo: envolve exercer uma força externa em um membro para movê-lo para uma nova posição. essas com fibromialgia muitas vezes têm articulações muito rígidas por causa dos espasmos musculares constantes associados à condição. Ao mover suavemente os braços e as pernas na mesma direção, podemos afrouxar os músculos e as articulações.

Fisioterapia para casos específicos

Para casos em que há a necessidade de correção de vícios de postura ou pacientes com a fibromialgia grave, pode ser recomendado o acompanhamento com um fisioterapeuta para reabilitação. “Os exercícios feitos na fisioterapia devem ser avaliados e orientados conforme as deficiências e quadro clínico do paciente”

Liberação de Miofacial

Envolve a aplicação de uma suave pressão de sustentação no tecido conjuntivo, ele ajuda a eliminar a dor da fibromialgia e a restauração do movimento ao alongar as fibras musculares.

A próxima dica é ver seu terapeuta de massagem com frequência dependendo da gravidade dos sintomas da fibromialgia de uma pessoa, o que se recomenda que ele ou ela me veja duas vezes por semana durante quatro semanas para reduzir a rotina. A frequência pode diminuir lentamente uma vez por semana e depois uma vez por mês, e que é útil se você pode fazer um autocuidado sozinho entre as sessões.

A cura é um processo, e falar com o seu terapeuta e compartilhar todos os seus sintomas de fibromialgia pode ajudar o terapeuta a indicar o melhor tratamento para você.

Fazer um comentário