+55 11 97489-7338 Seg - Sex 9:00 - 19:00 | Sáb 10:00 - 17:00 Guarulhos, São Paulo
+55 11 97489-7338 Seg - Sex 9:00 - 19:00 | Sáb 10:00 - 17:00 Guarulhos, São Paulo
Fisioterapia

Fisioterapia ou Massagem Terapêutica

Qual é a diferença entre fisioterapia e massagem terapêutica?

Pacientes perguntam com frequência se devem escolher a fisioterapia ou a massagem terapêutica para solucionar os seus problemas de saúde.

A confusão está no fato de que quando estamos com dor, costumamos pensar se devemos procurar um fisioterapeuta ou um massoterapeuta para aliviar as dores com mais rapidez.

Apesar de ambos ajudarem no controle e redução das dores em geral, existem inúmeras diferenças entre as duas técnicas e abordagens. Quando se trata de massagem e fisioterapia, para a maioria das pessoas são a mesma coisa.

No entanto, existem diferenças significativas entre a Massoterapia e a Fisioterapia, das quais você deve estar ciente ao decidir quem consultar para terapia. Embora ambas as modalidades de tratamento utili

zem massagens e toque, seus objetivos são diferentes.

Fisioterapia e Massagem e Terapêutica

Treinamento Profissional e Estilo – Fisioterapia

Fisioterapeuta

Para exercer a profissão, é necessário que o fisioterapeuta curse a faculdade de 4 a 5 anos. A base do curso é uma mescla de disciplinas de ciências biológicas e ciências da saúde. Sendo então ministradas aulas de biologia, fisiologia, anatomia, patologia, saúde pública, recursos terapêuticos manuais, ortopedia e traumatologia, neurologia.

Os fisioterapeutas se concentram no tratamento de doenças físicas óbvias e frequentemente envolvem a reabilitação. Seus principais objetivos da atuação do fisioterapeuta são conquistar a reabilitação de seus pacientes, trabalhando para que eles voltem às suas situações anteriores.

Massoterapeuta

O curso de massoterapia é uma formação técnica, ou seja, você não precisa ter um curso superior. A formação tem duração de 1.200 horas e pode ser concluída em até dois anos. Portanto, não é uma formação extensa e o profissional se torna apto para atuar no mercado em pouco tempo. O objetivo é promover e manter a saúde, de uma forma holística com foco no equilíbrio físico, emocional e também energético do ser humano.

Muitos massoterapeutas também estão familiarizados com as técnicas de estilo complementar do Extremo Oriente, por isso não é incomum que muitos massoterapeutas também sejam acupunturistas.

O treinamento da massagem terapêutica frequentemente envolve metodologia de outras culturas e acredita na restauração da energia natural do corpo. Muitas dessas culturas fazem pleno uso dos sentidos.

Funções Gerais 

Fisioterapeuta

O objetivo geral do fisioterapeuta é avaliar e até diagnosticar condições de saúde decorrentes de doenças e lesões, com o objetivo de restaurar a função de uma articulação ou parte do corpo afetada.

Para atingir seu objetivo, normalmente fazem uso de técnicas manuais e mecânicas, podendo até fazer massagens para dores e distúrbios musculares, embora não seja esse o seu forte. Ele atende casos que vão desde lesões musculares àqueles mais complexos, como distúrbios neurológicos. Esses pacientes podem ser:

  • pacientes com disfunções orgânicas causadas por acidentes e problemas de saúde;
  • portadores de distúrbios neurológicos, respiratórios e cardíacos;
  • pacientes com deficiências física e/ou mental;
  • nichos específicos como gestantes, atletas e idosos, entre outros.

Massoterapeuta

Os massoterapeutas buscam garantir a saúde geral e o bem-estar do corpo, em uma escala mais holística. Por exemplo, ao incorporar técnicas como a acupuntura, moxabustão, reflexologia, pedras quentes, shiatsu, quiropraxia, massagem desportiva, aromaterapia e outros.

A massagem terapêutica pode ser utilizada como um tratamento complementar à fisioterapia, portanto, não é incomum que uma pessoa que machucou as costas ou uma articulação em um acidente visite os dois praticantes.

Em muitos casos as pessoas optam por visitar massagistas para aliviar o estresse da tensão muscular como uma técnica preventiva para lesões mais graves.

Os fisioterapeutas concentram a sessão intensiva em uma área específica, enquanto as sessões de massagem são mais demoradas e abrangem todo o corpo.

Conclusão

Sua escolha de um fisioterapeuta ou massagista dependerá do que você deseja realizar. Se você deseja relaxar e aliviar o estresse, um massagista é a sua escolha, se você está procurando maneiras de se recuperar ativamente de uma lesão, um fisioterapeuta é a melhor opção. Uma abordagem conjunta facilita a recuperação, pois suas abordagens de cura usadas em conjunto resulta em uma recuperação mais rápida.

No dia a dia corrido de hoje, com tantas distrações, cada vez mais as pessoas precisam se conectar consigo mesmas. A rotina e as cobranças cada vez mais intensas do mercado de trabalho e da sociedade têm influenciado na saúde dos seres humanos.

Assim, muita gente tem sofrido problemas de estresse, insônia, dores na coluna, entre outros. Essas situações que podem ser amenizadas por profissionais.

Apesar das diferenças entre as técnicas descritas na fisioterapia e na massagem terapêutica, antes de iniciar qualquer procedimento,  busque orientação médica para avaliar o estado de saúde geral do paciente e identificar supostas contra indicações existentes.

 

Related Posts

2 Responses
    1. Katia Farago

      Olá Alexandre, tudo bem?
      Concordo plenamente!
      Seja bem-vindo!
      Muito obrigada pela sua visita, que bom que gostou! Sua opinião é muito importante para nós!
      Namastê!

Leave a Reply