+55 11 97489-7338 Seg - Sex 9:00 - 19:00 | Sáb 10:00 - 17:00 Guarulhos, São Paulo
+55 11 97489-7338 Seg - Sex 9:00 - 19:00 | Sáb 10:00 - 17:00 Guarulhos, São Paulo
Dor no nervo ciático | Massagem São Paulo Guarulhos

Dores no nervo ciático (ciatalgia)

Por ser um nervo grande, acontece das pessoas sentirem muitas dores no nervo ciático.

O ciático é o maior nervo do corpo humano: estende-se pela face posterior do quadril, desce por trás da coxa e do joelho de cada perna até alcançar o dedo maior do pé (hálux).

Ele é responsável, em grande parte, pela inervação sensitiva, motora e das articulações dos membros inferiores. Excesso de peso e má postura são dois fatores que contribuem para as dores no nervo ciático, cada vez mais comum.

Na verdade, a ciatalgia é mais um sintoma do que uma patologia propriamente dita. Ela é provocada pela compressão, inflamação ou irritação de uma ou mais raízes nervosas que nascem na medula espinhal e vão formar o nervo ciático (ou isquiático), que começa na quarta e quinta vértebra da coluna lombar.

 

Sintomas

Essa dor geralmente é sentida desde a parte posterior da coxa até a parte posterior da panturrilha, mas pode se estender até aos quadris e pés. Além da dor, pode haver entorpecimento e dificuldade de movimentação e controle da perna, formigamento suave ou, ainda, uma sensação de queimação. Em alguns casos a dor é tão forte que a pessoa não consegue se mexer.

Embora a ciática seja uma forma de dor relativamente comum, o verdadeiro significado do termo é muitas vezes mal compreendido. Ciática é a série de sintomas, e não o diagnóstico para o que está irritando o nervo e causando a dor. Os sintomas podem variar de pessoa para pessoa e, geralmente, pioram a noite. É sempre importante consultar um médico.

A dor causada por compressão ou irritação do nervo ciático por causa de um problema nas costas é chamada de ciática. As causas mais comuns da dor ciática incluem os problemas na região lombar: hérnia de disco, doença discal degenerativa, estenose espinhal e espondilolistese.

 

Tratamentos

Os tratamentos convencionais costumam ser baseados em anti-inflamatórios, analgésicos e na correção das causas da compressão do nervo: aplicação de fisioterapia ativa e passiva, perda de peso, uso de sapatos adequados, uso de colchões confortáveis para dormir, reeducação postural e prática de atividade física – como caminhadas e alongamentos, por exemplo – respeitando as limitações de cada paciente são medidas fundamentais, não só para promover a descompressão do nervo, mas também para prevenir as crises.

 

Tratamentos complementares com terapia alternativa

Para dar um fim nas dores do nervo ciático, antes de tudo, é importante consultar um médico para ter certeza do grau da situação e se é possível recorrer a alternativas naturais. Se a resposta for sim, comece hoje mesmo a se cuidar com exercícios, massagens ou tratamentos orientais.

Os tratamentos mais indicados nestes casos são acupuntura, massagem, moxaterapia (medicina chinesa), reflexologia, shiatsu, quiropraxia e yoga.

O calor também ameniza a dor ciática, portanto banhos quentes ou aplicação de bolsas térmicas na região costumam ajudar. Alguns exercícios são proibidos para pacientes com inflamação no nervo ciático. Os exercícios com carga e de esforços, antes do fortalecimento da musculatura para a coluna vertebral, estão proibidos. No lugar deles, deve prevalecer o treino de baixo impacto e a hidroginástica, por exemplo.

 

Prevenção de problemas e dores no nervo ciático

Algumas medidas simples podem ser tomadas para prevenir o aparecimento das dores ciáticas:

  • Evite sentar ou deitar pressionando as nádegas por um longo tempo
  • Levante-se e alongue-se após passar muito tempo sentado
  • Evite ficar na mesma posição mais que 90 minutos consecutivos
  • Procure manter a postura correta
  • Pratique exercícios físicos regulares

Related Posts

2 Responses
    1. Katia Farago

      Boa tarde Wilson!
      O espaço terapêutico está localizado na Rua João Batista Fabri 44 Ponte Grande.
      Atendimento de segunda a sexta das 09h ás 19h com hora marcada.

      Agradecemos o seu contato!

Leave a Reply